Casa Santorini / LOI Arquitectura

Casa Santorini / LOI Arquitectura - Imagem 2 de 21Casa Santorini / LOI Arquitectura - Imagem 3 de 21Casa Santorini / LOI Arquitectura - Imagem 4 de 21Casa Santorini / LOI Arquitectura - Imagem 5 de 21Casa Santorini / LOI Arquitectura - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: LOI Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  65
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Obralinda
Mais informaçõesMenos informações
Casa Santorini / LOI Arquitectura - Imagem 12 de 21
© Obralinda

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Praia Chapadmalal é uma faixa urbanizada entre a costa e as grandes fazendas de Mar del Plata, com um caráter que oscila entre o rural e o litorâneo. Estamos localizados no sul da Costa do Mar del Plata, no balneário de praia de Chapadmalal, a seis quadras da Rota Prov. 11, que dá acesso ao resort Cruz del Sur. O lote de 19,00m x 51,00m possui uma casa de férias existente com cerca de 60m², localizada no fundo, no ponto mais alto do terreno. Toda a área tem um forte valor paisagístico. O briefing do projeto solicitava uma ampliação da construção existente, com a adição de um novo quarto e banheiro, aumento da sala de estar e o fechamento da cozinha existente, todos os itens resolvidos com a inserção de um volume transversal a construção original. O projeto buscou manter o caráter de ambas as construções ligadas à história pessoal do proprietário. A casa Santorini foi projetada a partir da construção existente, com cerca de 10 anos, à qual foi adicionada um novo trecho em steel frame, com revestimento externo em chapas metálicas, e interno com painéis de madeira.

Casa Santorini / LOI Arquitectura - Imagem 6 de 21
© Obralinda
Casa Santorini / LOI Arquitectura - Imagem 18 de 21
Planta
Casa Santorini / LOI Arquitectura - Imagem 9 de 21
© Obralinda

Observando os limites, a implantação do volume existente não respondia aos eixos do terreno e conformava uma separação do próprio bosque e do terreno vizinho, com possibilidade de aquisição no futuro. Tais condicionantes nos levaram à primeira resolução: a construção deveria fazer parte de um jogo de contrastes, a paisagem deveria brincar com a arquitetura. Dessa forma, decidiu-se localizar o anexo no lado mais alto da encosta do terreno, que desce em direção a um riacho, encontrando o nível do piso da edificação existente. O novo anexo possui uma soltura do solo, mantendo as condições naturais do terreno, minimizando os obstáculos visuais na paisagem, acentuando a ondulação no jardim, permitindo a continuidade e a conexão interior com o volume existente. A proposta está no eixo divisor sul, buscando proteção contra os ventos predominantes e abrindo-se para as melhores vistas e insolação. A volumetria geral do conjunto configurou um "L", gerando um novo acesso na articulação dos dois volumes. Este é o ponto central da casa, sinalizado pela estrutura que teve que ser criada para suportar a cobertura da residência, ao removermos uma parede estrutural existente. Com o objetivo de solucionar o apoio do novo volume, a peça se tornou a marca que indica a interseção de dois tempos da história.

Casa Santorini / LOI Arquitectura - Imagem 5 de 21
© Obralinda
Casa Santorini / LOI Arquitectura - Imagem 19 de 21
Elevação Lateral
Casa Santorini / LOI Arquitectura - Imagem 15 de 21
© Obralinda

O ponto central da disposição, acompanhado por um único volume de serviço, permitiu organizar os espaços e o percurso do projeto. A lareira inclusa no volume existente e o escritório disposto na circulação, com aberturas visuais na parte frontal e inferior, funcionam ao mesmo tempo, como mobiliários do quarto e do terraço, resgatando as vistas. Externamente, os materiais, embora unificados por cores, foram expostos com suas diferenças; o mesmo acontece no interior, no volume original, a madeira ranhurada foi pintada de branco, enquanto o anexo mantêm a cor original da madeira. A adição foi construída em steel frame, apoiado em blocos de concreto armado que indicam a inclinação do terreno. Entre  os blocos de concreto, um contrapiso seco foi posicionado, separando o volume do solo, longe da umidade crescente.

Casa Santorini / LOI Arquitectura - Imagem 2 de 21
© Obralinda

Três materiais configuram a intervenção final: madeira, vidro e chapas fenólicas, que respondem às exigências econômicas, climáticas e de conservação, considerando a casa um destino de férias. Em busca de uma unidade para o conjunto, foi sugerido que o volume existente fosse pintado de preto. A partir desta estratégia, à paisagem circundante ganha destaque, através de um jogo de contrastes, tanto em sua posição horizontal com o contraponto vertical das árvores existentes, quanto em sua composição cromática.

Casa Santorini / LOI Arquitectura - Imagem 10 de 21
© Obralinda
Casa Santorini / LOI Arquitectura - Imagem 21 de 21
Elevação Frontal
Casa Santorini / LOI Arquitectura - Imagem 8 de 21
© Obralinda

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Santorini / LOI Arquitectura" [Casa Santorini / LOI Arquitectura] 16 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/939578/casa-santorini-loi-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.